Resíduos Clínicos

Este espaço foi criado com o intuito de trocar informação sobre os resíduos hospitalares e a sua gestão a nível nacional, visto estarmos a realizar as nossas Teses de Mestrado dentro deste âmbito. Ficamos à espera do seu contributo, e cá deixamos o nosso!!Carla e Patrícia

Sunday, November 27, 2005

Recolha de Embalagens de Medicamentos fora de uso


Em nome da Saúde, mas também do Ambiente, os medicamentos fora de uso, porque deles já não necessitamos ou porque estão fora de prazo, e até as embalagens vazias, devem ser entregues nas farmácias, a partir de onde serão encaminhados para um destino seguro. Sem riscos para as pessoas e para a natureza.
Crianças e idosos são as faixas mais vulneráveis a acidentes envolvendo medicamentos. Todos nós sabemos como a curiosidade infantil não tem limites e uma caixa cheia de medicamentos – de diversas cores e formatos – surge, ao olhar de uma criança, como um mundo novo a descobrir. A tentação de os manusear é grande, o risco de levar à boca um xarope – adocicado no cheiro – ou um comprimido – às vezes parecem-se com as drageias de chocolate – é igualmente grande. Já os idosos, perante a multiplicidade de medicamentos acumulados e porque eles próprios tomam vários em simultâneo, podem ser facilmente induzidos em erro em relação à sua correcta utilização.

O que fazer então? O primeiro passo é fazer uma revisão periódica da sua farmácia doméstica, separando os medicamentos fora de uso daqueles que ainda pode guardar e depois entregá-los na sua farmácia.

http://www.valormed.pt/

3 Comments:

  • At 2:31 PM, Anonymous Anonymous said…

    Muito interessante o vosso blog desde o primeiro ao último artigo!
    Penso que este último post é (tal como todos outros) bastante pertinente, é enorme a quantidade de crianças que tomam medicamentos a pensar que são doces! As cores e os formatos de alguns comprimidos e de alguns rebuçados são identicos!!!!
    Não poderia existir uma maneira de os comprimidos serem com um formato padronizado e com cores pré-determinadas só para uso farmaceutico?
    Talvez seja uma ideia meio descabida, mas inventam tanta coisa, será que não poderia ser feito?

    Ana Isabel

     
  • At 3:10 PM, Blogger Maria said…

    Olá!

    este blog está a andar com muita força! e levanta questões urgentes.

    parabéns!

     
  • At 3:52 AM, Blogger Desambientado said…

    Gostei do novo visual do blog e da pertinência das questões levantadas.
    No primeiro post é evidente a saída dos "resíduos hospitalares" dos hospitais.
    Porque alteraram o nome do blog? Alguma razão em especial?

     

Post a Comment

<< Home